O estudo de medição de audiências de televisão (TAM), em Portugal, é disponibilizado de uma forma contínua e padronizada. Para a disponibilização dos dados de audiências televisivas a CAEM conta com a empresa de consultoria GfK Marketing Services SA.
O sistema de audimetria de televisão instalado utiliza um painel de 1.100 lares. Em cada um destes lares está instalado um audímetro por cada aparelho de televisão em uso. Cada uma destas unidades grava o comportamento de visionamento televisivo dos diferentes membros da família. Em termos médios, o painel é de cerca de 3.000 pessoas.
Para a recolha e processamento de dados de audiências é utilizada a tecnologia audiomatching que permite assegurar a medição independentemente dos tipos de emissor, das plataformas de distribuição e de todos os formatos de aparelhos de recepção de televisão.
Os serviços de visionamento de programas televisivos e de publicidade são disponibilizados pela empresa Mediamonitor, bem como o software de análise (YUMI).
Segunda-feira, 17 de Março de 2025
Domingo, 16 de Março de 2025
Sábado, 15 de Março de 2025
11 de Março de 2025 a 17 de Março de 2025
Março de 2025
1 de Abril de 2024 a 17 de Março de 2025
TABELA DE PREÇOS PARA UTILIZAÇÃO DE DADOS DE MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS DE TELEVISÃO, EM PORTUGAL
A nova forma de contratualização do Serviço de Medição de Audiências de Televisão e a alteração da propriedade dos dados de audiências produzidos, que passam a ser detidos pela CAEM, Comissão de Análise de Estudos de Meios, tornou inerente a necessidade de estabelecer uma tabela de preços a pagar pela utilização direta desses dados, ou pelo seu licenciamento para utilização em produtos conexos.
Existe diversidade de tabelas disponíveis, dependendo da natureza do negócio do subscritor e do seu propósito de utilização dos dados, para definição da Tipologia de Cliente e dentro de cada tipologia existe um critério objetivo de segmentação das entidades pertencentes à mesma tipologia.
As tipologias consideradas são as seguintes:
1. Estações de televisão FTA (Free To Air)
2. Canais de televisão PPV (Pay Per View)
3. Distribuidores de sistemas de televisão por subscrição
4. Agências de planeamento e compra de espaço publicitário
5. Empresas de software/market research
6. Consultoras e auditoras de meios
7. Produtoras independentes de televisão
8. Anunciantes
9. Instituições públicas, nacionais e internacionais
10. Associados CAEM
As primeiras nove tipologias excluem os associados da CAEM, cujo valor imputável pela utilização dos dados é decidida no âmbito dos órgãos sociais da CAEM.
A CAEM deve ser contactada para qualquer assunto relacionado com a utilização dos dados do Serviço de Medição de Audiências de Televisão.